
sexta-feira, 19 de março de 2010
As comidas típicas da festa Junina

quinta-feira, 18 de março de 2010
Casamento Caipira-Amanda
NARRADOR: Gente a esperar
Em noite de São Jão
Noiva no artar
Só falta chegar o Jão
NOIVA: Ai meu Santo Antonio
Quê do meu João
Será que vai me deixar
Depois de tanta produção
NARRADOR: Jão é cabra de palavra
Bem que pensou desistir
Mas se assim o fizesse
Tinha que se ver com seu Didi
NOIVO: Oxente minha fulo de Maracujá
Ainda ta aí a me esperar, ta?
Magina se eu ia deixar ocê
Plantada nesse artar
NOIVA: Eu sei meu beija-flor
Que a mim tu tem amor
NOIVO: Vamos padre
Case nois nesse momento
Não tem nenhum impedimento
Prêsse nosso casamento
NARRADOR: O padre já cansado
Não quer mais perder tempo
Chama os dois pra frente
Prumode fazer o juramento
PADRE: Então venha para cá
João Lutero Jatobá
Trazendo consigo a sinhá
Maria fulô Maracujá
NARRADOR: Os dois vão pro artar
Cheios de felicidade
Quando de repente
Aparece uma beldade
AMANTE: Ô Jão Lutero sei lá de que
Acha que vai se casar é?
Ocê imbuxa eu e vai casar
Com outra muié
NOIVO: Mai eu nunca vi ocê
Nem na missa nem na carniça
Esse guri não é meu
Essa muié uma bisca
NOIVA: Ah!!! Jão Lutero
Ocê vai ter que se explicar
Donde vem essa bisca
Com seu filho a carregar
PAI DA NOIVA: Ah!!! Mai vai mermo
Só que não é a eu nem a ocê
É cum delegado da puliça
Que esse cabra vai se ver
NARRADOR: O coração de Jão dispara
Suas pernas trema toda
Inté que chega uma moça
E decidida fala
AMIGA DA AMANTE:
Ontem mermo eu lhe vi
Sua barriga só tinha banha
Vamos logo de uma vez
Acabe com essa façanha
DELEGADO: Parem ou eu atiro! (aponta a arma)
NOIVO: Eu não te disse minha Fulô
Que só tenho oi pra ocê
Vamos padre nos case logo
Antes que a comida acabe
E a gente fique sem comer
NARRADOR: E assim segue o casório
Noivo e noiva no artar
O padre não se demora
Para não contrariar
PADRE: (faz o sinal da cruz e diz:)
Pode beijar a noiva
NOIVA: Ai! Eu tou tão feliz!!!
NOIVO: Ah! Minha fulô...
Eu não vejo a hora de te ver:
Fazendo meu café
Pegando a toalha prumode eu me enxugar
Preparando a mesa para quando eu acordar
NOIVA: Oxente! É só pra isso que ocê me quer, é?
NOIVO: Não! Vamos fazer muito guris!
Solta o som!!!
(Autoria Ivone Alves)
Fonte:http://www.rosanevolpatto.trd.br/festajunina.htm
A cerimônia de casamento caipira é uma manifestação realizada durante os festejos juninos, principalmente nos dias dedicados a São Pedro.
Dependendo da região e estado do Brasil o Casamento Caipira é conhecido também por outros nomes como: Casamento Matuto e Casamento na Roça. O cerimonial é precedido de um grande cortejo pelas ruas da cidade, onde os principais personagens da representação são: a noiva grávida, o noivo, o delegado, o padre, os pais dos noivos, padrinhos, etc.E depois da cerimônia, começa a quadrilha.
Quadrilha postado por Bettina nº:05 7A

A "quadrille" veio para o Brasil seguindo o interesse da classe média e das elites portuguesas e brasileiras do século XIX.
No século XIX, a quadrilha se popularizou no Brasil e se fundiu com danças brasileiras pré-existentes.esta é uma dança que teve o seu maior florescimento no Brasil rural (daí o vestuário campesino), e se tornou uma dança própria dos festejos juninos,principalmente no Nordeste.Desde então a quadrilha, nunca deixando de ser um fenômeno popular e rural.
O nacionalismo folclórico marcou as ciências sociais no Brasil como na Europa entre os começos do Romantismo e a Segunda Guerra Mundial.A quadrilha, como outras danças brasileiras,foi sistematizada e divulgada por associações municipais, igrejas e clubes de bairros, sendo também defendida por professores e praticada por alunos em colégios e escolas, na zona rural ou urbana.
Hoje em dia, essa artificialidade rural é vista como uma atitude teatral e festiva, mais do que como a expressão de um ideal folclórico.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Festa_Junina
sábado, 13 de março de 2010
Origem e Região da Festa Junina-por Melyssa n.o 23
Porém,existe outra versão que esta festa tem origem em países católicos da Europa em homenagem ao São João.Nesta época havia influências culturais de vários países como:França,China,Portugal e Espanha.
Da França,a dança marcada,influenciou na dança da quadrilha.Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China,enquanto que a dança das fitas teve influência de Portugal e Espanha.
É importante lembrar que todos estes elementos culturais foram,com o passar do tempo,misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros das diferentes regiões do país,tomando características particulares de cada um.Sendo que,é na região Nordeste que a festa tem maior expressão já que em algumas regiões do Nordeste ninguém trabalha em dia de Festa de São João.
terça-feira, 2 de março de 2010
De origem européia, as fogueirasjuninas fazem parte da antiga tradição pagã de celebrar o solstício de verão. Assim como acristianização da àrvore pagã "sempre verde" em àrvore de Natal, a fogueira do dia "Midsummer" (24 de junho) tornou-se, pouco a pouco na Idade Média, um atributo da festa de São João Batista, o santo celebrado nesse mesmo dia. Ainda hoje, a fogueira e São João é o traço comum que une todas as festas de São João euopéias. Estas celebrações estão ligadas às fogueiras da Páscoa e às fogueiras de Natal.
Uma lenda católica cristianizando a fogueira pagã estival afirma que o antigo costume de acender fogueiras no começo do verão europeu tinha suas raies em um acordo feito pelas irmãs Maria e Isabel. Para avisar a Maria O nasimento de São João Batista e assim ter seu auxílio após o parto, Isabel teria que acender uma ogueira sobre o monte.
fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Festa_juninaFesta Junina - 7A-06/Blanche
Festa Junina ou Festa dos Santos populares são celebrações que acontecem em vários países hitoricamente reacionadas com a festa do pagã do solstício de verão, que era celebrada no dia 24 de junho, segundo o calendário julianon e cristianizada na Idade Média como "Festa de São João".