
domingo, 22 de agosto de 2010
Oswaldo Goeldi- Amanda n°2/7A

Goeldi Nasceu no Rio, mas, até os 6 anos de idade viveu em Belém. Dos 6 aos 24 anos viveu na Suíça.Realizou sua primeira exposição individual em Berna, época em que conheceu a obra do austriaco Alfred Kubin, que se tornou seu mentor artístico. Em 1919 retornou ao Rio de Janeiro e realizou outra exposição, na qual conheceu Álvaro Moreyra, Manuel Bandeira, Aníbal Machado, Ronald de Carvalho e Di Cavalcanti. A partir dessa época tornou-se ilustrador de revistas.
A partir de 1923 dedicou-se à xilogravura e fez ilustrações revista, livros e jornais e sua carreira como professor começou apartir de 1952 e a maior exposição de Oswaldo Goeldi ja realizada, aconteceu em São Paulo.
Definição e Histórico-Literatura de Cordel por Melyssa n.o 23 Turma: 7A
A Literatura de Cordel é típico uma poesia popular, é comum oralmente, e depois são impressos em folhas simples ou em outro tipo de papel.Eles são pendurados para a venda numa corda ou cordéis.Com isso, deu a origem ao nome inventado em Portugal.Tinham a tradição de pendurar os folhetos em barbantes.O cordel é rimado e alguns, sõa até ilustrados com Xilogravuras, é usado o mesmo estilo nas capas.Os Cordelistas(Autores), recitam os versos com forma de melodia e cadenciado, acompanhados de viola, e também fazem suas leituras com muita empolgação e animadas, para atrair os fregueses.
Quando, Onde e Como se desenvolveu?
Tudo começa com o romanceiro luso-holandês da Idade Contemporânea e Renascimento.O nome Cordel está ligado com a forma de comercialização dessas folhas em Portugal, eram pendurados em cordões(cordéis).Também estavam no Teatro, como as que Gil Vicente(Nasceu:1465 e Morreu:1536). Os Portugueses que trouxeram o Cordel ao Brasil desde a colonização.No século XIX se iniciaram as impressões originalmente brasileiras, com suas próprias características.Incluem os fatos do dia-a-dia, lendas, fatos históricos, temas religiosos e etc.Não tem limite de criações de temas dos folhetos.Todo e qualquer assunto poderá virar cordel nas mãoes de um poeta competente.
No Brasil, a Literatura de Cordel é uma produção típica da Região do Nordeste, comum nos estados de: Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. Costuma serem vendidas em feiras e mercados pelos próprios Cordelistas.Mas também é presente em outros estados exemplos: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.Vendido em feiras culturais, casas de culturas, livrarias e nas apresentações dos autores.
Autor:Hailton Mangabeira
Coleção:"Macaíba é Muito Mais!"
Xilogravura:Sebastião Palhares
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Literatura_de_Cordel
http://hailtonmangabeira.blogspot.com/2010/01/colecao-e-muito-de-literatura.html
quinta-feira, 27 de maio de 2010
Heitor Villa-Lobos- Postado por Bettina D. Valentim nº: 05 7A


sexta-feira, 21 de maio de 2010
O desenvolvimento do Mordenismo no Brasil-por Melyssa Wang n.o 23
- PRIMEIRA FASE:
Queria a busca no Moderno, original e polêmico.Volta das origens, através da valorização da indígena e da falada pelo povo, também foram comentados.
- SEGUNDA FASE:
De 1930 a 1945, a segunda foi cheia de produção poética e prosa. Amplia com a preocupação dos artistas com o futuro do homem e seu estar no mundo.A contrário da de antes, foi construtiva.Não sendo brusca as poesias.Vários poetas de 1930,"pegaram" as experiências de 1922, como por exemplo: a liberdade temática, o gosto da expressão atualizada ou inventiva e outros.Começaram a aprimorá-la, continuando com a tarefa de purificação de meios e formas encaminhando e ampliando a temática da inquietação filosófica e religiosa.
Já a prosa, ampliava o interesse de colocar novas preocupações de política, social, econômica, humana e espiritual.Foi sucedida da gravidade de espírito, seriedade da alma, meios e propósitos.Isto foi grave, confessando uma postura séria com a relação ao mundo, que dores, consideravam responsável.
- TERCEIRA FASE:
Como o cenário sócio-político do Brasil se transformou, a literatura também se transformou.O fim da Era Vargas, a Ditadura Militar e outros, foram de grande influência na terceira fase.Tanto no romance, na prosa, quanto no conto, teve a busca de uma literatura intimista,de busca psicológica e introspectiva, de destaque:Clarice Lispector.A religião, no mesmo tempo, ganhou uma nova dimensão com a recriação e da fala sertaneja com Guimarães Rosa, penetrando-se na psicicologia do jagunço do Brasil Central.Com a pesquisa desta linguagem, foi um traço característicos dos autores referidos, receberam o nome de instrumentalistas.Em 1945, aparece poetas opositores e inovações modernistas de 1922.A nova proposta foi defendida pela revista "Orfeu" no ano de 1947.Rejeitando a liberdade formal, ironias, sátiras e outras criações modernistas, os poetas daquele tempo uma poesia " equilibrada e séria" tendo como modelo os Parnasiasmos e Simbolistas

Catálogo da Semana de Arte Moderna feita por Di Cavalcanti

Jornal falando sobre o primeiro dia da Semana de Arte Moderna
FONTES:
http://www.pitoresco.com/art_data/semana/05.jpg
http://www.febf.uerj.br/pesquisa/images_semana/semana_jornal.JPG
http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=359
http://pt.wikipedia.org/wiki/Modernismo_no_Brasil
Mário de Andrade - Blanche Sharon Cho /06
Foi um: poeta, romantismo, crítico de arte, musicólogo modernista do Brasil, e produziu um grande impacto na renovação literária e artística do país, participando da "semana de arte moderna 22".

Trabalhou como diretor do departamento municipal de cultura de São Pulo.
Mário de Andrade construiu praticamente toda a sua vida da metrópole na cidade.
Estudou e também lecionou por muitos anos, desde cedo, demonstrando sua paixão pela cidade. Durante sua vida, criou muitas obras fortes com outros nomes do país, se correspondendo frequentemente com grandes artistas brasileiros, como:
- Manuel Bandeira
- Carlos Drummond
- Oswald de Andrade
- Tarsila do Amaral
- Fernando Sabino
- Augusto Meyer
Mário de Andrade, falesceu dia 25 de fevereiro de 1945, após décadas de trabalho, desempenhando-se em estilo Vanguarda.