sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Ilustração de Cordel-Por:Melyssa n.o:23







Quando, Alice, descobre que um disco voador(onde estava seus amigos) atingiu sua casa.

domingo, 22 de agosto de 2010

imagens- Amanda 7A/2











Oswaldo Goeldi- Amanda n°2/7A

Oswaldo Goeldi nasceu em 1895, no Rio de Janeiro. Filho do naturalista suíço Emílio Augusto Goeldi, responsável pela organização do Museu Goeldi.

Goeldi Nasceu no Rio, mas, até os 6 anos de idade viveu em Belém. Dos 6 aos 24 anos viveu na Suíça.Realizou sua primeira exposição individual em Berna, época em que conheceu a obra do austriaco Alfred Kubin, que se tornou seu mentor artístico. Em 1919 retornou ao Rio de Janeiro e realizou outra exposição, na qual conheceu Álvaro Moreyra, Manuel Bandeira, Aníbal Machado, Ronald de Carvalho e Di Cavalcanti. A partir dessa época tornou-se ilustrador de revistas.

A partir de 1923 dedicou-se à xilogravura e fez ilustrações revista, livros e jornais e sua carreira como professor começou apartir de 1952 e a maior exposição de Oswaldo Goeldi ja realizada, aconteceu em São Paulo.

Definição e Histórico-Literatura de Cordel por Melyssa n.o 23 Turma: 7A

O que é?
A Literatura de Cordel é típico uma poesia popular, é comum oralmente, e depois são impressos em folhas simples ou em outro tipo de papel.Eles são pendurados para a venda numa corda ou cordéis.Com isso, deu a origem ao nome inventado em Portugal.Tinham a tradição de pendurar os folhetos em barbantes.O cordel é rimado e alguns, sõa até ilustrados com Xilogravuras, é usado o mesmo estilo nas capas.Os Cordelistas(Autores), recitam os versos com forma de melodia e cadenciado, acompanhados de viola, e também fazem suas leituras com muita empolgação e animadas, para atrair os fregueses.

Quando, Onde e Como se desenvolveu?
Tudo começa com o romanceiro luso-holandês da Idade Contemporânea e Renascimento.O nome Cordel está ligado com a forma de comercialização dessas folhas em Portugal, eram pendurados em cordões(cordéis).Também estavam no Teatro, como as que Gil Vicente(Nasceu:1465 e Morreu:1536). Os Portugueses que trouxeram o Cordel ao Brasil desde a colonização.No século XIX se iniciaram as impressões originalmente brasileiras, com suas próprias características.Incluem os fatos do dia-a-dia, lendas, fatos históricos, temas religiosos e etc.Não tem limite de criações de temas dos folhetos.Todo e qualquer assunto poderá virar cordel nas mãoes de um poeta competente.
No Brasil, a Literatura de Cordel é uma produção típica da Região do Nordeste, comum nos estados de: Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. Costuma serem vendidas em feiras e mercados pelos próprios Cordelistas.Mas também é presente em outros estados exemplos: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.Vendido em feiras culturais, casas de culturas, livrarias e nas apresentações dos autores.


Autor:Hailton Mangabeira

Coleção:"Macaíba é Muito Mais!"

Xilogravura:Sebastião Palhares




















Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Literatura_de_Cordel
http://hailtonmangabeira.blogspot.com/2010/01/colecao-e-muito-de-literatura.html


quinta-feira, 27 de maio de 2010

Imagens do modernismo no brasil-Amanda 02




cartaz da exposição da arte moderna:


Heitor Villa-Lobos- Postado por Bettina D. Valentim nº: 05 7A




Heitor Villa-Lobos nasceu no dia 5 de março de 1887 no Rio de Janeiro e morreu no dia 17 de novembro de 1959 no Rio de Janeiro.Ele foi um grande compositor brasileiro.Ele foi responsável pela descoberta da linguagem peculiarmente brasileira em música, ele fez canções folclóricas,populares e indígenas.Começou a estudar muito cedo , porquê sua mãe queria que ele se tronasse médico.Mas seu pai, que trabalhava na Biblioteca nacional e amador de música, deu para Heitor uma viola adaptada. Aos 12 anos perdeu seu pai, quando começou a tocar violoncelo em teatros, cafés e bailes, ictéricos pela música dos “chorões”, que era a melhor musica popular do Rio de Janeiro, ele também começou a tocar violão.Em 1913 Villa-Lobos casou com a pianista Lucília Guimarães. Em 1915 teve seu primeiro concerto com obras da sua autoria.Em 1922 ele participou da Semana da Arte Moderna. No ano seguinte vai para a Europa, e so volta para o Brasil em 1924.Em 1930 ele faz uma turnê por 66 cidades. Nesse ano realiza a “Cruzada do Canto Orfeônico” no Rio. Seu casamento com Lucília termina nesse ano ,também, por que ela acaba morrendo de câncer.Depois se cassa com Arminda Neves d'Almeida mais conhecida como Mindinha, que era uma ex-aluna de Villa-Lobos, que quando morreu ela foi encarregada da divulgação de uma obra. Em 1960 foi criado o Museu Villa-Lobos pelo governa do Brasil no Rio de Janeiro.O Teatro Municipal de São Paulo foi o primeiro lugar que ele se apresentou.As primeiras composições de Villa-Lobos tem o estilo europeus na virada do século XIX para o século XX, com influencia de Wagner, Puccini. Teve aula com Frederico Nascimento e Francisca Braga.Villa-Lobos foi criticado pela crítica especial de época. Ele foi para Paris em 1923 para ter mais experiência pela música da época.Voltou ao Brasil no tempo da revolução de 1930.Villa-Lobos foi apoiado pelo estado novo a devolver um projeto educacional , que ele acabou fazendo uma música chamada Guia Prático.Villa-Lobos usava combinações inusitadas ,arcadas bem puxadas nas cordas, uso de percussão popular e imitação de cantos dos pássaros.Ele não apoio ou defendeu nenhum movimento e continuou por muito tempo não conhecido pelas pessoas do Brasil.Villa-Lobos ganhou vários prêmios nacionais e internacionais.Ele recebeu muitos títulos mais entre eles está o que o Doutor Hanaris Causa Le deu pela Universidade de Nova Iorque e foi o primeiro presidente da Academia Brasileira de Música.Ele apareceu nos filmes Baianas Brasileira: Meu nome é Villa-Lobos (1979- depois de sua morte), O Mandarim (1995- também depois de sua morte) e Villa-Lobos – Uma vida de Paixão (2000 - Bem depois foi sua morte) e apareceu em um filme da Disney chamado Alô,Amigos do lado do próprio Walt Disney.Em 1986 Heitor Villa-Lobos apareceu na nota de 500 cruzados.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

O desenvolvimento do Mordenismo no Brasil-por Melyssa Wang n.o 23

O Brasil tem de marco simbólico do Modernismo, a Semana de Arte Moderna, ocorrida no Estado de São Paulo, em 1922.Isso foi considerado o divisor de águas na história cultural brasileira.Foi feito por um grupo de artistas e intelectuais, que com o tempo do Centenário da Independência, declaram o rompimento do tradicionalismo cultural, associado com as correntes literárias e artísticas de antes: o simbolismo, o parnasianismo e a arte acadêmica.Queriam um novo ponto de vista e o comprometimento com a independência cultural do Brasil, fazem o Modernismo que quer dizer: "estilo novo".Estudiosos, preferem, considerar o ano de 1922 a 1930, a fase que se evidencia um compromisso, primeiramente dos artistas com a renovação estética, com o benefício das vanguardas européias(cubismo,futurismo,surrealismo e etc.).O Modernismo é dividido em três fases, a primeira foi a mais forte e totalmente oposta atudo de antes, foi cheia de irreverência e escândalo, a segunda foi mais agradável, que fez surgir romancistas e poetas, já a terceira, que também pode ser chamada de Pós-Modernismo, que impedia a primeira e por isso, foi ridicularizada com o apelido de: neoparnasiasmo.
  • PRIMEIRA FASE:
Caracterizada pela tentativa de definir e marcar posição, sendo rica de muitos manifestos e revistas.
Queria a busca no Moderno, original e polêmico.Volta das origens, através da valorização da indígena e da falada pelo povo, também foram comentados.
  • SEGUNDA FASE:

De 1930 a 1945, a segunda foi cheia de produção poética e prosa. Amplia com a preocupação dos artistas com o futuro do homem e seu estar no mundo.A contrário da de antes, foi construtiva.Não sendo brusca as poesias.Vários poetas de 1930,"pegaram" as experiências de 1922, como por exemplo: a liberdade temática, o gosto da expressão atualizada ou inventiva e outros.Começaram a aprimorá-la, continuando com a tarefa de purificação de meios e formas encaminhando e ampliando a temática da inquietação filosófica e religiosa.
Já a prosa, ampliava o interesse de colocar novas preocupações de política, social, econômica, humana e espiritual.Foi sucedida da gravidade de espírito, seriedade da alma, meios e propósitos.Isto foi grave, confessando uma postura séria com a relação ao mundo, que dores, consideravam responsável.

  • TERCEIRA FASE:

Como o cenário sócio-político do Brasil se transformou, a literatura também se transformou.O fim da Era Vargas, a Ditadura Militar e outros, foram de grande influência na terceira fase.Tanto no romance, na prosa, quanto no conto, teve a busca de uma literatura intimista,de busca psicológica e introspectiva, de destaque:Clarice Lispector.A religião, no mesmo tempo, ganhou uma nova dimensão com a recriação e da fala sertaneja com Guimarães Rosa, penetrando-se na psicicologia do jagunço do Brasil Central.Com a pesquisa desta linguagem, foi um traço característicos dos autores referidos, receberam o nome de instrumentalistas.Em 1945, aparece poetas opositores e inovações modernistas de 1922.A nova proposta foi defendida pela revista "Orfeu" no ano de 1947.Rejeitando a liberdade formal, ironias, sátiras e outras criações modernistas, os poetas daquele tempo uma poesia " equilibrada e séria" tendo como modelo os Parnasiasmos e Simbolistas




















Catálogo da Semana de Arte Moderna feita por Di Cavalcanti

















Jornal falando sobre o primeiro dia da Semana de Arte Moderna





FONTES:

http://www.pitoresco.com/art_data/semana/05.jpg
http://www.febf.uerj.br/pesquisa/images_semana/semana_jornal.JPG
http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=359
http://pt.wikipedia.org/wiki/Modernismo_no_Brasil