
sexta-feira, 10 de setembro de 2010
domingo, 22 de agosto de 2010
Oswaldo Goeldi- Amanda n°2/7A

Goeldi Nasceu no Rio, mas, até os 6 anos de idade viveu em Belém. Dos 6 aos 24 anos viveu na Suíça.Realizou sua primeira exposição individual em Berna, época em que conheceu a obra do austriaco Alfred Kubin, que se tornou seu mentor artístico. Em 1919 retornou ao Rio de Janeiro e realizou outra exposição, na qual conheceu Álvaro Moreyra, Manuel Bandeira, Aníbal Machado, Ronald de Carvalho e Di Cavalcanti. A partir dessa época tornou-se ilustrador de revistas.
A partir de 1923 dedicou-se à xilogravura e fez ilustrações revista, livros e jornais e sua carreira como professor começou apartir de 1952 e a maior exposição de Oswaldo Goeldi ja realizada, aconteceu em São Paulo.
Definição e Histórico-Literatura de Cordel por Melyssa n.o 23 Turma: 7A
A Literatura de Cordel é típico uma poesia popular, é comum oralmente, e depois são impressos em folhas simples ou em outro tipo de papel.Eles são pendurados para a venda numa corda ou cordéis.Com isso, deu a origem ao nome inventado em Portugal.Tinham a tradição de pendurar os folhetos em barbantes.O cordel é rimado e alguns, sõa até ilustrados com Xilogravuras, é usado o mesmo estilo nas capas.Os Cordelistas(Autores), recitam os versos com forma de melodia e cadenciado, acompanhados de viola, e também fazem suas leituras com muita empolgação e animadas, para atrair os fregueses.
Quando, Onde e Como se desenvolveu?
Tudo começa com o romanceiro luso-holandês da Idade Contemporânea e Renascimento.O nome Cordel está ligado com a forma de comercialização dessas folhas em Portugal, eram pendurados em cordões(cordéis).Também estavam no Teatro, como as que Gil Vicente(Nasceu:1465 e Morreu:1536). Os Portugueses que trouxeram o Cordel ao Brasil desde a colonização.No século XIX se iniciaram as impressões originalmente brasileiras, com suas próprias características.Incluem os fatos do dia-a-dia, lendas, fatos históricos, temas religiosos e etc.Não tem limite de criações de temas dos folhetos.Todo e qualquer assunto poderá virar cordel nas mãoes de um poeta competente.
No Brasil, a Literatura de Cordel é uma produção típica da Região do Nordeste, comum nos estados de: Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. Costuma serem vendidas em feiras e mercados pelos próprios Cordelistas.Mas também é presente em outros estados exemplos: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.Vendido em feiras culturais, casas de culturas, livrarias e nas apresentações dos autores.
Autor:Hailton Mangabeira
Coleção:"Macaíba é Muito Mais!"
Xilogravura:Sebastião Palhares
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Literatura_de_Cordel
http://hailtonmangabeira.blogspot.com/2010/01/colecao-e-muito-de-literatura.html
quinta-feira, 27 de maio de 2010
Heitor Villa-Lobos- Postado por Bettina D. Valentim nº: 05 7A


sexta-feira, 21 de maio de 2010
O desenvolvimento do Mordenismo no Brasil-por Melyssa Wang n.o 23
- PRIMEIRA FASE:
Queria a busca no Moderno, original e polêmico.Volta das origens, através da valorização da indígena e da falada pelo povo, também foram comentados.
- SEGUNDA FASE:
De 1930 a 1945, a segunda foi cheia de produção poética e prosa. Amplia com a preocupação dos artistas com o futuro do homem e seu estar no mundo.A contrário da de antes, foi construtiva.Não sendo brusca as poesias.Vários poetas de 1930,"pegaram" as experiências de 1922, como por exemplo: a liberdade temática, o gosto da expressão atualizada ou inventiva e outros.Começaram a aprimorá-la, continuando com a tarefa de purificação de meios e formas encaminhando e ampliando a temática da inquietação filosófica e religiosa.
Já a prosa, ampliava o interesse de colocar novas preocupações de política, social, econômica, humana e espiritual.Foi sucedida da gravidade de espírito, seriedade da alma, meios e propósitos.Isto foi grave, confessando uma postura séria com a relação ao mundo, que dores, consideravam responsável.
- TERCEIRA FASE:
Como o cenário sócio-político do Brasil se transformou, a literatura também se transformou.O fim da Era Vargas, a Ditadura Militar e outros, foram de grande influência na terceira fase.Tanto no romance, na prosa, quanto no conto, teve a busca de uma literatura intimista,de busca psicológica e introspectiva, de destaque:Clarice Lispector.A religião, no mesmo tempo, ganhou uma nova dimensão com a recriação e da fala sertaneja com Guimarães Rosa, penetrando-se na psicicologia do jagunço do Brasil Central.Com a pesquisa desta linguagem, foi um traço característicos dos autores referidos, receberam o nome de instrumentalistas.Em 1945, aparece poetas opositores e inovações modernistas de 1922.A nova proposta foi defendida pela revista "Orfeu" no ano de 1947.Rejeitando a liberdade formal, ironias, sátiras e outras criações modernistas, os poetas daquele tempo uma poesia " equilibrada e séria" tendo como modelo os Parnasiasmos e Simbolistas

Catálogo da Semana de Arte Moderna feita por Di Cavalcanti

Jornal falando sobre o primeiro dia da Semana de Arte Moderna
FONTES:
http://www.pitoresco.com/art_data/semana/05.jpg
http://www.febf.uerj.br/pesquisa/images_semana/semana_jornal.JPG
http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=359
http://pt.wikipedia.org/wiki/Modernismo_no_Brasil