quinta-feira, 18 de março de 2010

Casamento Caipira-Amanda


NARRADOR: Gente a esperar
Em noite de São Jão
Noiva no artar
Só falta chegar o Jão

NOIVA: Ai meu Santo Antonio
Quê do meu João
Será que vai me deixar
Depois de tanta produção

NARRADOR: Jão é cabra de palavra
Bem que pensou desistir
Mas se assim o fizesse
Tinha que se ver com seu Didi

NOIVO: Oxente minha fulo de Maracujá
Ainda ta aí a me esperar, ta?
Magina se eu ia deixar ocê
Plantada nesse artar

NOIVA: Eu sei meu beija-flor
Que a mim tu tem amor

NOIVO: Vamos padre
Case nois nesse momento
Não tem nenhum impedimento
Prêsse nosso casamento

NARRADOR: O padre já cansado
Não quer mais perder tempo
Chama os dois pra frente
Prumode fazer o juramento

PADRE: Então venha para cá
João Lutero Jatobá
Trazendo consigo a sinhá
Maria fulô Maracujá

NARRADOR: Os dois vão pro artar
Cheios de felicidade
Quando de repente
Aparece uma beldade

AMANTE: Ô Jão Lutero sei lá de que
Acha que vai se casar é?
Ocê imbuxa eu e vai casar
Com outra muié

NOIVO: Mai eu nunca vi ocê
Nem na missa nem na carniça
Esse guri não é meu
Essa muié uma bisca

NOIVA: Ah!!! Jão Lutero
Ocê vai ter que se explicar
Donde vem essa bisca
Com seu filho a carregar

PAI DA NOIVA: Ah!!! Mai vai mermo
Só que não é a eu nem a ocê
É cum delegado da puliça
Que esse cabra vai se ver

NARRADOR: O coração de Jão dispara
Suas pernas trema toda
Inté que chega uma moça
E decidida fala

AMIGA DA AMANTE:
Ontem mermo eu lhe vi
Sua barriga só tinha banha
Vamos logo de uma vez
Acabe com essa façanha

DELEGADO: Parem ou eu atiro! (aponta a arma)

NOIVO: Eu não te disse minha Fulô
Que só tenho oi pra ocê
Vamos padre nos case logo
Antes que a comida acabe
E a gente fique sem comer

NARRADOR: E assim segue o casório
Noivo e noiva no artar
O padre não se demora
Para não contrariar

PADRE: (faz o sinal da cruz e diz:)
Pode beijar a noiva

NOIVA: Ai! Eu tou tão feliz!!!

NOIVO: Ah! Minha fulô...
Eu não vejo a hora de te ver:
Fazendo meu café
Pegando a toalha prumode eu me enxugar
Preparando a mesa para quando eu acordar


NOIVA: Oxente! É só pra isso que ocê me quer, é?

NOIVO: Não! Vamos fazer muito guris!
Solta o som!!!

(Autoria Ivone Alves)


Fonte:http://www.rosanevolpatto.trd.br/festajunina.htm


A cerimônia de casamento caipira é uma manifestação realizada durante os festejos juninos, principalmente nos dias dedicados a São Pedro.

Dependendo da região e estado do Brasil o Casamento Caipira é conhecido também por outros nomes como: Casamento Matuto e Casamento na Roça. O cerimonial é precedido de um grande cortejo pelas ruas da cidade, onde os principais personagens da representação são: a noiva grávida, o noivo, o delegado, o padre, os pais dos noivos, padrinhos, etc.E depois da cerimônia, começa a quadrilha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário