sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Almeida Júnior- Bettina D. Valentim 7A/05

José Ferraz de Almeida Júnior nasceu em Itú ( SP) no dia 8 de maio de 1850 e morreu em Piracicaba (Sp) no dia 13 de novembro de 1899, ele foi um pintor e desenhista brasileiro da metade do século XIX.
Almeida Júnior destacou-se em sua cidade natal, Itú. Seu primeiro incentivador foi o padre Miguel Correa Pacheco, quando o pintor ainda trabalhava como sineiro na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Candelária, para a qual produziu algumas obras de temática. Uma coleta de fundos ,organizada pelo padre,forneceu as condições para que o jovem artista, então com 19 anos, pudesse embarcar para o Rio de Janeiro, a fim de completar seus estudos.


Saudade, 1899



Almeida Júnior morreu precocemente, aos 49 anos, em 13 de novembro de 1899 . Foi apunhalado em frente ao Hotel Central de Piracicaba, hoje já demolido, por José de Almeida Sampaio, seu primo e marido de Maria Laura do Amaral Gurgel, com quem o pintor manteve um relacionamento secreto por vários anos.



Algumas pinturas de Almeida Junior que estam na pinacoteca são : O Violeiro, 1899, Saudade, 1899, CaipiraPicando Fumo, 1893, Leitura, 1892...

Leitura, 1892

A obra que eu mais gostei dele foi a Leitura, que foi feito com óleo sobre tela, em 1892. Eu gostei por que quando eu olho para ela tudo fica calmo, como a pintura representa. E eu também gostei da Saudades, que foi feita com óleo sobre tela, em 1899. Eu gostei dela porque no canto de um olho tem uma lágrima que parece muito verdadeira.
E a mulher nas duas pinturas é a Maria Laura do Amaral Gurgel.



Nenhum comentário:

Postar um comentário