sábado, 15 de maio de 2010

Biografia de Emiliano Di Cavalcanti - Ingrid n.14 7A

Emiliano Augusto Cavalcanti de Albuquerque Melo

conhecido como Di Cavalcanti nasceu em 1897, no Rio de Janeiro. Quando seu pai morreu em 1914, ele trabalhava e faz ilustração para a Revista Fon-Fon. Di começou a estudar em São Paulo na faculdade de Direito do Largo de São Francisco. O jovem Di Cavalcanti freqüentava o atelier do impressionista George Elpons com isso torno-se amigo de Mario e Oswald de Andrade. Em 1921 casa-se com Maria. Entre 11 e 18 de fevereiro de 1922 idealiza e organiza a Semana de Arte Moderna em São Paulo. Faz sua Primeira Viagem á Europa que permaneceu em Paris até 1925 com essa viagem ele conheceu Picasso, Eric Satie e outros intelectuais franceses. Retorna ao Brasil em 1926. De novo ele volta para Paris e cria os painéis de decoração do Teatro João Caetano no Rio de Janeiro.

Na Década 3º, Di Cavalcanti funda em São Paulo com seus amigos o Clube dos Artistas Modernos. Sofre sua primeira prisão em 1932 durante a Revolução Paulista. Aos sair da prisão ele casa-se com Noêmia Mourão. Em Paris, em 1932 trabalha na radio Diffusion Française. Ele retorna é preso novamente no rio de Janeiro. Em 1936 esconde-se na Ilha de Paquetá é preso com a mulher (Noêmia). Libertado por amigos. Em 1937 recebe a metalha de Ouro com a decoração do Pavilão da Companhia Feanco-Brasileira, na Exposição de Arte Técnica, em Paris.

Na década 40 com iminência da Segunda Guerra deixa Paris. Retorna ao Brasil, Fixando-se em São Paulo.

Na Década de 70, comemora seus 75 anos no Rio de Janeiro, em seu apartamento do Catete. A Universidade Federal da Bahia outorga-lhe o título de Doutor Honoris Causa.

Infelizmente Emiliano Di Cavalcanti falece no Rio de Janeiro em 26 de Outubro de 1976.

Fonte: http://www.dicavalcanti.com.br/dec20.htm

http://www.dicavalcanti.com.br/dec40.htm

http://www.dicavalcanti.com.br/dec50.htm

http://www.dicavalcanti.com.br/dec60_70.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário