sexta-feira, 21 de maio de 2010

O desenvolvimento do Mordenismo no Brasil-por Melyssa Wang n.o 23

O Brasil tem de marco simbólico do Modernismo, a Semana de Arte Moderna, ocorrida no Estado de São Paulo, em 1922.Isso foi considerado o divisor de águas na história cultural brasileira.Foi feito por um grupo de artistas e intelectuais, que com o tempo do Centenário da Independência, declaram o rompimento do tradicionalismo cultural, associado com as correntes literárias e artísticas de antes: o simbolismo, o parnasianismo e a arte acadêmica.Queriam um novo ponto de vista e o comprometimento com a independência cultural do Brasil, fazem o Modernismo que quer dizer: "estilo novo".Estudiosos, preferem, considerar o ano de 1922 a 1930, a fase que se evidencia um compromisso, primeiramente dos artistas com a renovação estética, com o benefício das vanguardas européias(cubismo,futurismo,surrealismo e etc.).O Modernismo é dividido em três fases, a primeira foi a mais forte e totalmente oposta atudo de antes, foi cheia de irreverência e escândalo, a segunda foi mais agradável, que fez surgir romancistas e poetas, já a terceira, que também pode ser chamada de Pós-Modernismo, que impedia a primeira e por isso, foi ridicularizada com o apelido de: neoparnasiasmo.
  • PRIMEIRA FASE:
Caracterizada pela tentativa de definir e marcar posição, sendo rica de muitos manifestos e revistas.
Queria a busca no Moderno, original e polêmico.Volta das origens, através da valorização da indígena e da falada pelo povo, também foram comentados.
  • SEGUNDA FASE:

De 1930 a 1945, a segunda foi cheia de produção poética e prosa. Amplia com a preocupação dos artistas com o futuro do homem e seu estar no mundo.A contrário da de antes, foi construtiva.Não sendo brusca as poesias.Vários poetas de 1930,"pegaram" as experiências de 1922, como por exemplo: a liberdade temática, o gosto da expressão atualizada ou inventiva e outros.Começaram a aprimorá-la, continuando com a tarefa de purificação de meios e formas encaminhando e ampliando a temática da inquietação filosófica e religiosa.
Já a prosa, ampliava o interesse de colocar novas preocupações de política, social, econômica, humana e espiritual.Foi sucedida da gravidade de espírito, seriedade da alma, meios e propósitos.Isto foi grave, confessando uma postura séria com a relação ao mundo, que dores, consideravam responsável.

  • TERCEIRA FASE:

Como o cenário sócio-político do Brasil se transformou, a literatura também se transformou.O fim da Era Vargas, a Ditadura Militar e outros, foram de grande influência na terceira fase.Tanto no romance, na prosa, quanto no conto, teve a busca de uma literatura intimista,de busca psicológica e introspectiva, de destaque:Clarice Lispector.A religião, no mesmo tempo, ganhou uma nova dimensão com a recriação e da fala sertaneja com Guimarães Rosa, penetrando-se na psicicologia do jagunço do Brasil Central.Com a pesquisa desta linguagem, foi um traço característicos dos autores referidos, receberam o nome de instrumentalistas.Em 1945, aparece poetas opositores e inovações modernistas de 1922.A nova proposta foi defendida pela revista "Orfeu" no ano de 1947.Rejeitando a liberdade formal, ironias, sátiras e outras criações modernistas, os poetas daquele tempo uma poesia " equilibrada e séria" tendo como modelo os Parnasiasmos e Simbolistas




















Catálogo da Semana de Arte Moderna feita por Di Cavalcanti

















Jornal falando sobre o primeiro dia da Semana de Arte Moderna





FONTES:

http://www.pitoresco.com/art_data/semana/05.jpg
http://www.febf.uerj.br/pesquisa/images_semana/semana_jornal.JPG
http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=359
http://pt.wikipedia.org/wiki/Modernismo_no_Brasil

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