quinta-feira, 20 de maio de 2010

Modernismo no Brasil. - Amanda 02

Modernismo brasileiro tem como marco simbólico a Semana de Arte Moderna, realizada em São Paulo em 11 e 18 de dezembro de 1922 no Teatro Municipal de São Paulo, com participação de artistas de São Paulo e do Rio de Janeiro, mas muitos consideram a partir do ano 1920.
Teve três fases no movimento do modernismo: a primeira foi de 1922 a 1930 e a segunda de 1930 a 1945 e o terceiro foi de 1945 a. Seu objetivo era renovar o ambiente artístico e cultural da cidade.
Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Zina Aita, Vicente do Rego Monteiro, Ferrignac (Inácio da Costa Ferreira), Yan de Almeida Prado, John Graz, Alberto Martins Ribeiro e Oswaldo Goeldi, com pinturas e desenhos;
Na música, estiveram presentes nomes consagrados, como Villa-Lobos, Guiomar Novais, Ernâni Braga e Frutuoso Viana.
Marcavam presença, ainda, Victor Brecheret, Hildegardo Leão Velloso e Wilhelm Haarberg, com esculturas; Antonio Garcia Moya e Georg Przyrembel, com projetos de arquitetura.
Além disso, havia escritores como Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Menotti del Picchia, Sérgio Milliet, Plínio Salgado, Ronald de Carvalho, Álvaro Moreira, Renato de Almeida, Ribeiro Couto e Guilherme de Almeida.
O modernismo foi marcado como liberdade de estilo e a aproximação da língua falada.



fonte:wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário